Contato

terça-feira, 2 de abril de 2013

Sintufsc convida para participarem do ato em defesa do HU/UFSC



O Sintufsc convoca a todos para participarem do ato contra a EBSERH e em defesa do Hospital Universitário 100% SUS nesta sexta-feira, dia 5, às 9 horas, em frente ao ambulatório.

Participe também do plebiscito contra a EBSERH está acontecendo nas universidades e nos hospitais universitários em todo país. Participe! Diga não à EBSERH!

O que: ato em defesa do HU
Quando: sexta-feira, dia 5
Horário: 9 horas
Local: em frente ao ambulatório do HU

EBSERH: a privatização dos hospitais universitários

Em dezembro de 2011 o Governo Federal aprovou uma nova forma de gestão para os Hospitais Universitários - a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. A desculpa é que não há recursos para os HUs e essa empresa seria a salvação.

Contudo, a EBSERH nada mais é do que uma EMPRESA PRIVADA criada pelo próprio governo para explorar o lucro dentro da saúde, aliada a uma política de precarização da saúde que em 2012 cortou mais de cinco bilhões de seu orçamento. Essa empresa possui autonomia para gerenciar a saúde como bem entender. Podem até abrir o serviço para a iniciativa privada, atendendo preferencialmente planos e pacientes particulares, diminuindo as vagas do SUS e prejudicando ainda mais a população.

A EBSERH também terá autonomia na contratação de recursos humanos e vai contratar sem concurso público, prejudicando a qualidade de atendimento e abrindo margem para os apadrinhamentos e contratos sem qualificação. Para os servidores, será o fim da carreira pública, além de ficarem submetido a um ambiente se trabalho da CLT e com chefias da empresa privada.

Da mesma forma, essa empresa terá autonomia sobre o ensino, pesquisa e a extensão que são feitas nos HUs. A desvinculação dos HUs das universidades não mais garante os estágios dos estudantes universitários das escolas públicas, retirando assim o seu caráter de Hospital Escola.

Ou seja, a EBSERH prejudica a comunidade acadêmica e a população. Então por que o Governo Federal insiste na implantação da EBSERH? A verdade é que esse governo esta seguindo uma política de transferir as riquezas e os direitos do povo para a iniciativa privada que objetiva o lucro e assim sucateia o serviço público para justificar a privatização.

Para ser implantada essa empresa precisa ser aceita pelo Conselho Universitário. O Conselho Universitário da UFSC já se posicionou contra a EBSERH, assim como a Reitora que apresentou propostas contrárias à empresa durante sua campanha. Nesse sentido, esperamos que o Conselho mantenha sua posição e a Reitoria cumpra com esse compromisso.

Assim a mobilização dos técnicos administrativos, professores, estudantes e população é fundamental para defendermos esse patrimônio do povo que são os HUs.
Por isso convocamos a todos para entrarem nessa luta!

Leandro Pellizzoni
jornalista
(48) 84821195
imprensa@sintufsc.ufsc.br
@sintufsc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...